Objetivos:
Proporcionar aos estudantes da especialização conhecimentos relativos aos riscos gerais e específicos associados ao desenvolvimento da atividade médico-dentária, às principais doenças ocupacionais próprias da medicina dentária, incluindo seus sinais e sintomas, bem como à melhor forma de as prevenir.
Pretende-se que os estudantes saibam o que é a ergonomia, como aplicá-la à medicina dentária, quais os seus objetivos e quais as consequências da sua não implementação de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma atividade médico dentária mais saudável e segura.


Programa:
1. Ergonomia - Definição, história e objetivos.
2. Ergonomia em Medicina Dentária: Riscos em Medicina Dentária (Físicos, químicos, biológicos, ergonómicos ou músculo-esqueléticos, sociais ou psicológicos); Consequências da falta de Ergonomia; Doenças ocupacionais em Medicina Dentária (Desordens músculo-esqueléticas, mãos - Síndrome do Túnel Cárpico, punhos, ombros, costas, lesões oculares, lesões dermatológicas, lesões auditivas, lesões vasculares, doenças infeto-contagiosas, doenças do foro psicológico/psiquiátrico, outras (respiratórias, oncológicas…); Prevenção, sinais e sintomas; Tratamento; Exercícios de relaxamento.
3. Controlo da Infeção Cruzada.


Métodos de ensino:
Aulas com apresentação teórica dos temas.


Tipo de avaliação
Avaliação por exame final


Fórmula de cálculo da classificação final:
Avaliação Escrita (100%).
A classificação mínima a obter, para aprovação, é de 9,5 valores.

Obtenção de frequência:
Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas.
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FMDUP
Ano Letivo: 2023/2024
Código: ERO 24