Objetivos

Os seminários procuram:
a) proporcionar os conhecimentos teóricos e técnicos que permitam ao estudante detetar, no discurso político, os elementos persuasivos (por gestos ou palavras);
b) sensibilizar para os efeitos retóricos do discurso político, ainda que apresentados como anti-retóricos;
c) valorizar os conflitos éticos entre a Retórica Política e o Marketing Político.

Esse conhecimento e essa sensibilidade são essenciais para uma cultura política, quer para elaborar um texto político, quer para desconstruir a natural função manipuladora da linguagem.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao longo dos seminários, o estudante deverá: a) reconhecer e comentar um texto político, detetando nele os argumentos lógicos, paralógicos e emotivos;
b) apreciar a variabilidade de contextos e audiências que conformam o efeito retórico e a ordem dos argumentos;
c) tomar consciência da relação entre as "ideias" e as "palavras" (que dão forma às ideias);
d) detetar a presença de memórias coletivas e individuais na leitura do "acontecimento" político;
e) considerar os efeitos persuasivos do gesto e da voz.
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2023/2024
Código: MHRIC034
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2023/2024
Código: MHRIC038
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2023/2024
Código: MHRIC023