O objetivo da UC de Publicação Digital é compreender, conceber e desenvolver um discurso e uma prática crítica em torno de artefactos editoriais que se integrem no atual ecossistema de comunicação e publicação digital.
A exposição histórica do impacto da world wide web e das tecnologias digitais nas práticas editoriais irá preparar terreno para compreender as especificidades dos formatos físico e digital e contextualizar a a emergência de práticas editoriais pós-digitais.
As especificidades dos formatos físico e digital serão assimiladas através da análise de publicações e da realização de projectos práticos individuais numa relação estreita entre o conteúdo, o formato e o contexto de disseminação dos mesmos.
Para promover o entendimento do design editorial enquanto prática de expressão e reflexão cultural, social e política será feita uma abordagem histórica a partir de exemplos de projectos da comunicação visual e das artes digitais do século XX e XXI.
A exposição histórica do impacto da world wide web e das tecnologias digitais nas práticas editoriais irá preparar terreno para compreender as especificidades dos formatos físico e digital e contextualizar a a emergência de práticas editoriais pós-digitais.
As especificidades dos formatos físico e digital serão assimiladas através da análise de publicações e da realização de projectos práticos individuais numa relação estreita entre o conteúdo, o formato e o contexto de disseminação dos mesmos.
Para promover o entendimento do design editorial enquanto prática de expressão e reflexão cultural, social e política será feita uma abordagem histórica a partir de exemplos de projectos da comunicação visual e das artes digitais do século XX e XXI.
- Professor: Pedro Manuel Reis Amado
- Professor: Joana Maria Pereira Pestana
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FBAUP
Ano Letivo: 2023/2024
Código: PD01