Bem vindos à Unidade Curricular "Dietas alternativas: Insetos e Algas"
CONTEXTO
Atualmente, as sociedades enfrentam diversos desafios no que toca à segurança alimentar, à sustentabilidade ambiental e à saúde humana. Diante dessas preocupações crescentes, surge a necessidade de explorar alternativas inovadoras e sustentáveis para a produção e consumo de alimentos. Espera-se que em 2050 a população mundial, seja de 50 biliões de pessoas, o que representa a necessidade de uma aumento de 56% na produção alimentar comparativamente à que existe hoje. Contrariamente, são crescentes as dificuldades em volta da agricultura, nomeadamente a escassez de recursos como água e terreno. Neste contexto desafiante, a introdução de insetos e algas na dieta alimentar surge como uma solução promissora. Estes alimentos não só oferecem benefícios nutricionais comparáveis ao alimentos tradicionais, como também apresentam vantagens significativas em termos de sustentabilidade ambiental, tendo a sua produção em grande escala muito menor pegada de carbono. Desta forma, a adoção de insetos e algas como fontes alternativas de alimento pode ajudar a enfrentar os desafios futuros da produção alimentar de forma mais sustentável e eficiente. O grande desafio destes alimentos e ultrapassar a aversão social que existe sobre os mesmos. Uma vez isso alcançado, estas alternativas tem o potencial de suprimir as crescentes demandas populacionais, tal como de contribuir para a preservação de recursos naturais e a diminuição dos impactos ambientais associados à produção alimentar convencional.
OBJETIVO
Esta unidade curricular tem como objetivo explorar a crescente tendência de dietas alternativas, especificamente em duas mais relevantes: insetos e algas. Ao longo da UC, os alunos terão a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as propriedades nutricionais desses alimentos, compreender as vantagens sustentáveis da sua produção e explorar questões éticas e culturais associadas ao tema.
PROGRAMA
E-learning assíncrono
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
CONTEXTO
Atualmente, as sociedades enfrentam diversos desafios no que toca à segurança alimentar, à sustentabilidade ambiental e à saúde humana. Diante dessas preocupações crescentes, surge a necessidade de explorar alternativas inovadoras e sustentáveis para a produção e consumo de alimentos. Espera-se que em 2050 a população mundial, seja de 50 biliões de pessoas, o que representa a necessidade de uma aumento de 56% na produção alimentar comparativamente à que existe hoje. Contrariamente, são crescentes as dificuldades em volta da agricultura, nomeadamente a escassez de recursos como água e terreno. Neste contexto desafiante, a introdução de insetos e algas na dieta alimentar surge como uma solução promissora. Estes alimentos não só oferecem benefícios nutricionais comparáveis ao alimentos tradicionais, como também apresentam vantagens significativas em termos de sustentabilidade ambiental, tendo a sua produção em grande escala muito menor pegada de carbono. Desta forma, a adoção de insetos e algas como fontes alternativas de alimento pode ajudar a enfrentar os desafios futuros da produção alimentar de forma mais sustentável e eficiente. O grande desafio destes alimentos e ultrapassar a aversão social que existe sobre os mesmos. Uma vez isso alcançado, estas alternativas tem o potencial de suprimir as crescentes demandas populacionais, tal como de contribuir para a preservação de recursos naturais e a diminuição dos impactos ambientais associados à produção alimentar convencional.
OBJETIVO
Esta unidade curricular tem como objetivo explorar a crescente tendência de dietas alternativas, especificamente em duas mais relevantes: insetos e algas. Ao longo da UC, os alunos terão a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as propriedades nutricionais desses alimentos, compreender as vantagens sustentáveis da sua produção e explorar questões éticas e culturais associadas ao tema.
PROGRAMA
- Dietas alternativas: O que e Porquê?
- Insetos e algas como dietas alternativas
- Propriedades nutricionais Insetos
- Propriedades nutricionais Algas
- Produção alimentar de Insetos
- Produção alimentar de Algas
- Produção tradicional vs produção alternativa
- Pratica e confeção de alimentos alternativos
- Questões éticas e culturais
- Desafios e estratégias de promoção
E-learning assíncrono
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
- Greene, C.H., C.M. Scott-Buechler, A.L.P. Hausner, Z.I. Johnson, X.G. Lei, and M.E. Huntley. 2022. Transforming the future of marine aquaculture: A circular economy approach. Oceanography 35(2):26–34, https://doi.org/ 10.5670/oceanog.2022.213.
- Tang et al. Food Production, Processing and Nutrition
(2019) 1:8
https://doi.org/10.1186/s43014-019-0008-1
AVALIAÇÃO
Realização de pequenos trabalhos com submissão na plataforma moodle (50%). A estes será dado feedback qualitativo ao longo da UC, para que o estudante saiba se deve ou não melhorar. Será posteriormente feita uma média ponderada entre estes e um trabalho final também submetido através da plataforma moodle (50%).
- Professor: Raquel Ângela Silva Soares Lino
- Professor: Pedro Manuel Vieira Marques
- Professor: Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: REIT
Ano Letivo: 2023/2024