Criar grupos (sem utilizadores) por importação de CSV

Tema:
Grupos
Público-alvo:
Docentes
Resumo:
Para poder adicionar uma atividade para escolha de grupos, o docente tem previamente de criar os invólucros, ou seja, os grupos vazios. Nesse sentido, de entre as várias opções disponíveis, pode por via de um ficheiro CSV criar em massa os grupos vazios (sem utilizadores).
Tags:

Instruções

Caso necessite de criar grupos vazios, por exemplo, para posteriormente adicionar uma atividade para escolha de grupos, pode utilizar um ficheiro CSV (separado por vírgula ou ponto e vírgula). Para criar um ficheiro CSV pode, por exemplo, usar o Excel ou o Notepad.

Para importar os grupos (sem utilizadores) comece por criar o ficheiro CSV, que deve ter o seguinte formato:

  • A primeira linha do ficheiro tem de conter o nome do campo, ou seja, "groupname".
  • As restantes linhas, cada uma delas, devem conter os nomes dos grupos a importar/criar.

De seguida, aceda à UC no Moodle e prossiga com os seguintes passos:

  1. Na página inicial da UC clique no separador Participantes;
  2. Junto ao ícone da roda dentada, no topo, selecione no drop-menu a opção Grupos;
  3. Carregue no botão Importar grupos;
  4. Carregue em Selecionar ficheiro e escolha, no seu computador, o ficheiro CSV criado;
  5. Certifique-se que seleciona o Separador CSV correto (por norma os ficheiros CSV gerados no Excel têm como separador a vírgula);
  6. Por fim, carregue em Importar grupos.

Teresa Correia
Teresa Correia
23 Oct 2023
Última Edição: 18 Dec 2023