Todas as categorias

Página:  1  2  (Seguinte)
  TODOS

MOODLE

Pergunta:

Acesso - Posso inscrever um estudante na minha UC?

(Última edição: sexta-feira, 15 de março de 2024 às 12:52)
Resposta:

A gestão de utilizadores - docentes e estudantes - é feita de forma automática várias vezes ao dia em sincronia com a informação constante do sistema de informação - Sigarra - com base na distribuição de serviço e da definição de gestores de conteúdo para os Professores e, no caso dos Estudantes, com base nas inscrições da UC (e não da turma).

A única inscrição manual de estudantes válida diz respeito à existência de estudantes inscritos para melhoria de nota que tenham frequentado a UC no ano anterior.

Tags:

Pergunta:

Acesso - Posso ocultar conteúdos mediante algumas condições?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 12:04)
Resposta:

Sim, tem de recorrer à secção Condições de acesso no conteúdo em questão e aí adicionar os requisitos que façam sentido.

Por exemplo, se pretender uma condição temporal, deve selecionar Data e configurá-la da seguinte forma para que o conteúdo fique visível para estudantes apenas a partir do dia 29 de fevereiro. Neste caso a configuração deveria ser como se ilustra na imagem.



Pergunta:

Acesso - Posso restringir o acesso de determinados recursos/atividades apenas a alguns estudantes?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:01)
Resposta:

Sim, nas configurações do recurso ou atividade, no parâmetro Condições de acesso pode restringir o acesso ao conteúdo a um ou mais utilizadores, por via da opção Perfil do utilizador ou Grupo.


Pergunta:

Acesso - Vou fazer melhoria de nota e não estou inscrito na UC. Como posso aceder?

(Última edição: sexta-feira, 15 de março de 2024 às 12:42)
Resposta:

Nestes casos um dos docentes tem de nos notificar através de mensagem para apoio.elearning@uporto.pt indicando o seu número de estudante e a UC a que deve ser inscrito.

O processo de melhoria de classificação não está automatizado e este tem de ser o procedimento a seguir.



Pergunta:

Anonimato na atividade workshop

(Última edição: segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 09:45)
Resposta:

A atividade workshop, por definição, não é anónima. Quando desejar ter uma atividade workshop em que o anonimato dos autores seja garantido, antes de a disponibilizar aos estudantes deve notificar-nos através de mensagem para apoio.elearning@uporto.pt. Deverá indicar a unidade curricular e nome da atividade, se existir mais do que um.


Pergunta:

Como posso escolher uma imagem para ilustrar a minha UC?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 12:27)
Resposta:

Deve aceder à opção Configurações no contexto da UC. Envie uma imagem - por exemplo arrastando-a do seu computador - para o campo Imagem de apresentação da UC.

Grave as alterações no fundo da página.


Pergunta:

Conteúdos - Os estudantes podem inserir ficheiros na página da UC?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:11)
Resposta:

Não, os estudantes não têm permissão de edição no Moodle e, como tal, não podem adicionar recursos (ficheiros) na página de uma UC.

Caso pretenda que os estudantes colaborem na UC por via da partilha de ficheiros pode recorrer a atividades como, por exemplo, o fórum ou a base de dados.


Pergunta:

Fórum - Enviei uma nova mensagem/aviso na minha UC, mas os estudantes não a receberam.

(Última edição: sexta-feira, 5 de abril de 2024 às 14:16)
Resposta:
Deve verificar se o Fórum de Avisos da UC está disponível/visível para estudantes.
Só com a atividade no modo visível garante que o estudante a visualiza no Moodle e que uma cópia dessa mensagem é enviada para o email institucional do estudante.

Pergunta:

Fórum - O que devo fazer para enviar mensagens programadas no Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 5 de abril de 2024 às 14:18)
Resposta:
Está disponível a opção de agendamento de mensagens via fórum, que permite programar esse envio. No fórum deve criar um novo tópico, preencher os campos de “Assunto” e “Mensagem” e clicar no link “Avançado”. No item “Período de visualização” vai preencher a caixa de “Ativar” e definir o intervalo de datas em que a mensagem deve estar visível, preenchendo os campos “Visível a partir de” e “Visível até” (se aplicável). Não esquecer de guardar as alterações no botão “Submeter“.

Pergunta:

Grupos - Posso importar a composição dos grupos de estudantes?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:10)
Resposta:

Sim, através de um ficheiro CSV (pode criá-lo no Excel) basta ter uma coluna com a identificação do estudante e outra com o grupo a que pertence. 

Acede a esta funcionalidade clicando no separador Participantes, no drop-menu com a roda dentada selecione Grupos e depois clique em Importar utilizadores para gruposNaturalmente isto não se aplica às turmas que são geridas dinamicamente pelo sistema.

Tutorial vídeo


Pergunta:

Notificações - Como desativo as notificações que recebo por e-mail das submissões de Trabalhos Turnitin via Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:13)
Resposta:

Para desligar as notificações, e assim evitar receber este tipo de mensagens, cada utilizador pode aceder ao seu perfil e desligar determinadas opções. 

Uma vez no Moodle, deve clicar no canto superior direito na foto/sigla, selecionar Preferências e depois Preferências das notificações. Atenção, ao fazê-lo desativa todas as notificações Turnitin, pois a ação é ao nível da plataforma e não da UC.


Pergunta:

Notificações - Como posso notificar os meus estudantes de que há uma alteração num conteúdo específico?

(Última edição: quinta-feira, 12 de outubro de 2023 às 16:39)
Resposta:

Pode assinalar a opção para notificar estudantes nas configurações de cada conteúdo no fundo da página, de acordo com a imagem:

Esta notificação segue para todos os participantes (docentes incluídos) da UC. Use-a com parcimónia.


Pergunta:

Progresso - Os estudantes conseguem saber quais os recursos já visualizados e as atividades que já concluiram?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:15)
Resposta:

Os estudantes poderão ter uma perspetiva geral do seu progresso na UC, ou seja, identificar mais facilmente os recursos já visualizados e as atividades já concluídas, se o docente na configurações dos conteúdos acautelar a definição desses critérios no parâmetro Conclusão da atividade.


Pergunta:

Reciclagem - Apaguei erradamente conteúdos da minha UC. Posso recuperá-los?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:15)
Resposta:

Durante 14 dias, os conteúdos apagados da página principal da UC ficam disponíveis na reciclagem da UC.

Ainda assim aconselha-se precaução na gestão de conteúdos e atividades.


Pergunta:

Third-party cookies no Panopto

(Última edição: segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 09:12)
Resposta:

O Panopto utiliza third-party cookies para reconhecer a autenticação de cada utilizador e permitir-lhe assim aceder aos conteúdos vídeo. Para o processo ter lugar é necessário que o browser usado esteja a permitir os third-party cookies. Deve ativá-los se num vídeo incorporado no moodle lhe surgir persistentemente uma janela de autenticação (ainda que já se encontre autenticado) ou lhe surgirem os erros "Sign-in succeeded but your browser isn’t accepting cookies. Third-party cookies may be disabled" ou "Enable third-party cookies for your site in your browser, then refresh the page to continue".

As instruções para ativar estes cookies podem ser encontradas nesta página de suporte.


Pergunta:

Trabalhos - Sou docente, como posso usar o Turnitin na minha UC no Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 13:17)
Resposta:

Sim, pode usar o Turnitin no Moodle de duas formas: adicionando uma atividade do tipo Trabalho Turnitin, ou ativando a opção Configurações Turnitin nos trabalhos.

Com esta segunda opção pode configurar a entrega de trabalhos de grupo, no entanto apenas o elemento do grupo que submete o trabalho visualiza o relatório de similaridadeOs restantes elementos do grupo apenas visualizam a percentagem (%) de similaridade, a avaliação e comentários/ficheiros de feedback, se aplicável.


Pergunta:

Workshop - O que é e para que serve?

(Última edição: segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 09:07)
Resposta:

Com o workshop pode desenvolver atividades de avaliação de pares no Moodle. Os estudantes começam por submeter os seus trabalhos, sendo as várias submissões depois distribuídas entre os pares para serem avaliadas de acordo com uma escala ou critérios definidos pelo docente.


PANOPTO

Pergunta:

Apaguei um vídeo posso recuperá-lo?

(Última edição: segunda-feira, 6 de novembro de 2023 às 12:15)
Resposta:

No Panopto, é possível recuperar um vídeo/sessão que tenha sido apagado. Cada sessão fica alojada na reciclagem durante 3 meses a contar a partir da data de eliminação. Findo esse período a sessão será permanentemente eliminada do sistema, não sendo possível a sua recuperação.

Para aceder à reciclagem, no Panopto, carregue em Sistema > Reciclagem. Poderá ver todas as sessões que apagou. Ao passar com o cursor por cima de cada sessão, surge a opção Restaurar.



Pergunta:

Como reutilizar os vídeos Panopto do ano letivo anterior?

(Última edição: segunda-feira, 6 de novembro de 2023 às 11:56)
Resposta:

Para reaproveitar conteúdos Panopto e garantir que os estudantes do ano letivo atual têm acesso deverá garantir que o bloco Panopto-Vídeos está disponível na UC do ano  letivo atual.

  1. Aceder ao Panopto através do botão Acesso Panopto, disponível no bloco.
  2. No Panopto, carregar no menu lateral Procurar > As minhas pastas e navegar até à pasta da unidade do ano letivo anterior.
  3. Selecionar todos os conteúdos a reaproveitar.
  4. Carregar no botão Mover.
  5. No novo ecrã, abaixo de “Mover vídeo(s) para” procurar pela pasta da unidade curricular do ano letivo atual.
  6. Carregar no botão Mover.

Nota: Pode, em alternativa, usar a operação copiar, mas terá de refazer todos os links colocados na página do Moodle da unidade do ano letivo atual.



Pergunta:

Com quem posso partilhar os vídeos do Panopto?

(Última edição: segunda-feira, 6 de novembro de 2023 às 15:25)
Resposta:

Ao associar o bloco Panopto-vídeos a uma unidade curricular no Moodle, é criada uma pasta no Panopto à qual acedem apenas os utilizadores formalmente associados à UC. Ao fazer esta associação está a garantir o acesso de todos os estudantes inscritos num determinado ano letivo à sua unidade curricular, não sendo necessário alterar quaisquer permissões de partilha. À pasta são atribuídos acessos a dois grupos relevantes: 

  • Criadores (os docentes);
  • Visualizadores (estudantes);
  • O grupo dos publicadores não é utilizado pela Universidade do Porto.
Em alguns cenários pode fazer sentido alterar as permissões de partilha de uma pasta, mas estas não devem ser alteradas em situações normais.




Página:  1  2  (Seguinte)
  TODOS