UC info
Expressões e Dinâmica de Grupos
Código: | E207 | Sigla: | EDG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 75 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Programa, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final
Língua de trabalho
PortuguêsObjetivos
A UC visa o desenvolvimento dos/as estudantes e a construção de competências de facilitação e promoção do trabalho pedagógico com grupos diversos.
Os conhecimentos e as competências sobre grupos, as suas características e dinâmicas serão trazidos a partir de experiências de facilitação e de participação em atividades grupais, assim como da construção intencional de propostas de atividades a desenvolver em sala de aula.
Será reforçada a discussão sobre as possibilidades e riscos que o trabalho com grupos comporta, assim como a reflexão sobre questões éticas presentes neste tipo de trabalho.
Trazendo não só referências e quadros de leitura, mas também oportunidades de vivência prática em grupo, a UC tem como objectivos a construção de competências de compreensão e leitura de processos grupais, assim como de intervenção nesses mesmos grupos tendo em consideração aspectos sociais, educacionais, psicológicos e éticos relevantes.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que o/a estudante demonstre capacidades e competências de:
a) mobilizar de forma adequada e intencional conhecimentos sobre os processos e dinâmicas grupais
b) aplicar técnicas de Dinâmica de Grupos de forma apropriada e fundamentada, nomeadamente tendo em conta as características dos grupos e dos contextos
c) dinamização e facilitação de grupos que tenha em conta as fases de desenvolvimento desses grupos e os objetivos específicos da intervenção
d) conceção e produção de intervenções socioeducativas intencionais, éticas e críticas
e) identificação, reconhecimento e valorização do papel das expressões, do trabalho emocional e dos aspectos relacionais e grupais nos processos educacionais e formativos
Modo de trabalho
PresencialPré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1 Abordagem Centrada na Pessoa (Rogers) e Escuta Ativa
2 As características dos grupos, e os elementos essenciais para a compreensão dos grupos, das suas dinâmicas e processos de formação e mudança:
i) a identidade, a inclusão, a confiança e a coesão;
ii) a tomada de decisão, a negociação, e a liderança;
iii) o conflito, as relações e a mudança.
3 Jogo Dramático enquanto abordagem pedagógica:
a) enquanto forma de trabalhar o conhecimento de si e dos outros, de trabalhar as relações entre diferentes pessoas e grupos e o reconhecimento e exteriorização de emoções
b) as possibilidades que traz de transformação e reconstrução pessoal e grupal, de promoção da imaginação e da expressão individual e grupal
Bibliografia Obrigatória
Andreola, Balduíno ; Dinâmica de Grupo. Jogo da Vida e Didática do Futuro, Petrópolis: Editora Vozes., 2008Barbosa Ana Mae 570; Arte/educação contemporânea. ISBN: 85-249-1109-3
Fritzen, Silvino ; Exercícios de Dinâmica de Grupo, 1º vol. , Petrópolis: Editora Vozes, 1981
López-Yarto Luis Elizalde; Dinámica de grupos cincuenta anos después. ISBN: 84-330-1254-1
Rogers Carl R.; Tornar-se pessoa
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Prática Laboratorial recorrendo a diversos modos de trabalho: análise de casos, simulações, clarificação, abordagem teórica para enquadramento da prática, debate, DG e J.D. É privilegiada a metodologia de participação ativa, cuja estratégia fundamental consiste em proporcionar momentos diversificados de vivências de práticas significativas, estimulantes e interativas. Parte-se do pressuposto que os estudantes integram um Grupo em Desenvolvimento. Estas vivências experienciais, relacionadas e adequadas aos distintos pontos do programa constituem o ponto de partida para a aquisição de conhecimentos e demais competências, contextualizados teoricamente. Esta metodologia promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes e o treino de competências para as atividades profissionais futuras em CE, de acordo com o que foi referido.
Classificação final resulta da nota das 2 componentes:
1. Cada grupo fará 2 momentos de facilitação do grupo turma a partir de temas previamente indicados. Os grupos terão de discutir o seu planeamento com o/a docente da UC e entregar o mesmo por escrito. O documento escrito deverá incluir: i) os objectivos a alcançar com a sessão; ii) a planificação de actividades, dos tempos e dos materiais; a descrição exercícios, de possíveis variações, e elementos especiais a ter em atenção no seu desenvolvimento; iv) de forma breve o modo como o exercício leva o grupo a lidar com o que é identificado nos objectivos; e v) cuidados éticos a ter na sessão. No seu conjunto esta componente tem um peso de 66% da classificação final.
2. A análise de um processo de grupo a partir de um filme visionado em aula e realizada em aula. Esta análise será realizada individualmente com base na experiência e nos quadros de referências mobilizadas ao longo das aulas. Esta componente tem um peso de 33% na classificação final.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia socialTipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 34,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 66,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 57,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas são de frequência obrigatória. É obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas e o respeito pelas normas previstas quanto à assiduidade discente.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes:
1. Cada grupo fará 2 momentos de facilitação do grupo turma a partir de temas previamente indicados. Os grupos terão de discutir o seu planeamento com o/a docente da UC e entregar o mesmo por escrito. O documento escrito deverá incluir: i) os objectivos a alcançar com a sessão; ii) a planificação de actividades, dos tempos e dos materiais; a descrição exercícios, de possíveis variações, e elementos especiais a ter em atenção no seu desenvolvimento; iv) de forma breve o modo como o exercício leva o grupo a lidar com o que é identificado nos objectivos; e v) cuidados éticos a ter na sessão. No seu conjunto esta componente tem um peso de 66% da classificação final.
2. A análise de um processo de grupo a partir de um filme visionado em aula e realizada em aula. Esta análise será realizada individualmente com base na experiência e nos quadros de referências mobilizadas ao longo das aulas. Esta componente tem um peso de 33% na classificação final.
É necessária a realização de todas as componentes para obter aprovação na UC, bem como a classificação mínima de 9 valores em cada uma das componentes consideradas.
Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular, com a ponderação de 100% na nota final. Não é possível repetir os trabalhos práticos.
Melhoria de classificação
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de repetir a componente individual da avaliação.