Expressões e Dinâmica de Grupos

Código: E207     Sigla: EDG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 75 Plano Oficial 1 - 6 57 162
A ficha foi alterada no dia 2024-02-14.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Programa, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC visa o desenvolvimento dos/as estudantes e a construção de competências de facilitação e promoção do trabalho pedagógico com grupos diversos.
Os conhecimentos e as competências sobre grupos, as suas características e dinâmicas serão trazidos a partir de experiências de facilitação e de participação em atividades grupais, assim como da construção intencional de propostas de atividades a desenvolver em sala de aula.
Será reforçada a discussão sobre as possibilidades e riscos que o trabalho com grupos comporta, assim como a reflexão sobre questões éticas presentes neste tipo de trabalho.
Trazendo não só referências e quadros de leitura, mas também oportunidades de vivência prática em grupo, a UC tem como objectivos a construção de competências de compreensão e leitura de processos grupais, assim como de intervenção nesses mesmos grupos tendo em consideração aspectos sociais, educacionais, psicológicos e éticos relevantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o/a estudante demonstre capacidades e competências de:

a) mobilizar de forma adequada e intencional conhecimentos sobre os processos e dinâmicas grupais

b) aplicar técnicas de Dinâmica de Grupos de forma apropriada e fundamentada, nomeadamente tendo em conta as características dos grupos e dos contextos

c) dinamização e facilitação de grupos que tenha em conta as fases de desenvolvimento desses grupos e os objetivos específicos da intervenção

d) conceção e produção de intervenções socioeducativas intencionais, éticas e críticas

e) identificação, reconhecimento e valorização do papel das expressões, do trabalho emocional e dos aspectos relacionais e grupais nos processos educacionais e formativos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Não aplicável.


Programa

1 Abordagem Centrada na Pessoa (Rogers) e Escuta Ativa

2 As características dos grupos, e os elementos essenciais para a compreensão dos grupos, das suas dinâmicas e processos de formação e mudança:
i) a identidade, a inclusão, a confiança e a coesão;
ii) a tomada de decisão, a negociação, e a liderança;
iii) o conflito, as relações e a mudança.

3 Jogo Dramático enquanto abordagem pedagógica:
a) enquanto forma de trabalhar o conhecimento de si e dos outros, de trabalhar as relações entre diferentes pessoas e grupos e o reconhecimento e exteriorização de emoções
b) as possibilidades que traz de transformação e reconstrução pessoal e grupal, de promoção da imaginação e da expressão individual e grupal

Bibliografia Obrigatória

Andreola, Balduíno ; Dinâmica de Grupo. Jogo da Vida e Didática do Futuro, Petrópolis: Editora Vozes., 2008
Barbosa Ana Mae 570; Arte/educação contemporânea. ISBN: 85-249-1109-3
Fritzen, Silvino ; Exercícios de Dinâmica de Grupo, 1º vol. , Petrópolis: Editora Vozes, 1981
López-Yarto Luis Elizalde; Dinámica de grupos cincuenta anos después. ISBN: 84-330-1254-1
Rogers Carl R.; Tornar-se pessoa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Prática Laboratorial recorrendo a diversos modos de trabalho: análise de casos, simulações, clarificação, abordagem teórica para enquadramento da prática, debate, DG e J.D. É privilegiada a metodologia de participação ativa, cuja estratégia fundamental consiste em  proporcionar momentos diversificados de vivências de práticas significativas, estimulantes e interativas. Parte-se do pressuposto que os estudantes integram um Grupo em Desenvolvimento. Estas vivências experienciais, relacionadas e adequadas aos distintos pontos do programa constituem o ponto de partida para a aquisição de conhecimentos e demais competências, contextualizados teoricamente. Esta metodologia promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes e o treino de competências para as atividades profissionais futuras em CE, de acordo com o que foi referido.

Classificação final resulta da nota das 2 componentes:

1. Cada grupo fará 2 momentos de facilitação do grupo turma a partir de temas previamente indicados. Os grupos terão de discutir o seu planeamento com o/a docente da UC e entregar o mesmo por escrito. O documento escrito deverá incluir: i) os objectivos a alcançar com a sessão; ii) a planificação de actividades, dos tempos e dos materiais; a descrição exercícios, de possíveis variações, e elementos especiais a ter em atenção no seu desenvolvimento; iv) de forma breve o modo como o exercício leva o grupo a lidar com o que é identificado nos objectivos; e v) cuidados éticos a ter na sessão. No seu conjunto esta componente tem um peso de 66% da classificação final.

2. A análise de um processo de grupo a partir de um filme visionado em aula e realizada em aula. Esta análise será realizada individualmente com base na experiência e nos quadros de referências mobilizadas ao longo das aulas. Esta componente tem um peso de 33% na classificação final.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 34,00
Trabalho prático ou de projeto 66,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas são de frequência obrigatória. É obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas e o respeito pelas normas previstas quanto à assiduidade discente.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes:

1. Cada grupo fará 2 momentos de facilitação do grupo turma a partir de temas previamente indicados. Os grupos terão de discutir o seu planeamento com o/a docente da UC e entregar o mesmo por escrito. O documento escrito deverá incluir: i) os objectivos a alcançar com a sessão; ii) a planificação de actividades, dos tempos e dos materiais; a descrição exercícios, de possíveis variações, e elementos especiais a ter em atenção no seu desenvolvimento; iv) de forma breve o modo como o exercício leva o grupo a lidar com o que é identificado nos objectivos; e v) cuidados éticos a ter na sessão. No seu conjunto esta componente tem um peso de 66% da classificação final.

2. A análise de um processo de grupo a partir de um filme visionado em aula e realizada em aula. Esta análise será realizada individualmente com base na experiência e nos quadros de referências mobilizadas ao longo das aulas. Esta componente tem um peso de 33% na classificação final.

É necessária a realização de todas as componentes para obter aprovação na UC, bem como a classificação mínima de 9 valores em cada uma das componentes consideradas.

Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular, com a ponderação de 100% na nota final. Não é possível repetir os trabalhos práticos.

Melhoria de classificação

Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de repetir a componente individual da avaliação.