UC info
Fundamentos de Processamento de Sinal
Código: | L.EEC025 | Sigla: | FPS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=6022 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EEC | 212 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Campos alterados: Obtenção de frequência
Língua de trabalho
Português e inglêsObjetivos
Esta unidade curricular (UC) pretende motivar os estudantes para o domínio de conceitos fundamentais, técnicas e ferramentas de análise e projeto na área do Processamento de Sinal (PS). É dada particular ênfase aos tópicos de amostragem e reconstrução de sinal; Transformada Z; projeto e realização de filtros do tipo FIR e IIR; equivalentes discretos de sistemas contínuos; Transformada Discreta de Fourier (DFT) e seu cálculo rápido através da FFT; aplicações práticas da DFT mormente em estudos de correlação e análise espectral. Um objetivo central é capacitar os estudantes para a resolução de problemas de processamento de sinal e motivar para a experimentação laboratorial através do projeto, ensaio e validação prática de soluções para desafios selecionados numa abordagem de "active learning", "hands-on" e "learning-by-doing".Resultados de aprendizagem e competências
A frequência e conclusão bem sucedida desta unidade curricular permitirá aos estudantes
-compreender o processo de amostragem e reconstrução de sinal e antecipar as suas implicações quando aplicado a sinais reais;
-projetar, implementar e testar filtros digitais FIR e IIR mediante objetivos especificados de operação e condicionamento de sinal, incluindo na filtragem adaptativa;
-dominar a DFT, suas propriedades circulares e alternativas de implementação rápida (FFT);
-saber identificar e concretizar potencialidades de aplicação da DFT, nomeadamente na filtragem FIR rápida, em estudos de correlação e na análise espectral de sinal.Modo de trabalho
PresencialPré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sinais e Sistemas (L.EEC015), ou equivalentePrograma
1. Caracterização e representação de sinais e sistemas discretos. Sinais discretos determinísticos e aleatórios.2. Transformada de Fourier em tempo discreto. Propriedades e pares de transformadas.
3. Amostragem e reconstrução de sinais. Teorema da amostragem e 'aliasing'. Processamento discreto de sinais contínuos.
4. A Transformada Z. Condições de estabilidade e causalidade. Caracterização no domínio Z de sistemas discretos FIR e IIR.
5. Sistema inverso, passa-tudo, sistemas de fase mínima, linear e máxima. Sistemas FIR de fase linear.
6. Projeto de filtros discretos IIR e FIR e suas estruturas de realização. Filtros adaptativos.
7. Equivalentes discretos de sistemas contínuos.
8. A Transformada de Fourier Discreta (DFT) e suas propriedades periódicas.
9. Cálculo da DFT através da Fast Fourier Transform (FFT).
10. Aplicação da FFT na convolução FIR rápida, no cálculo da correlação e na estimação espectral.
Bibliografia Obrigatória
Alan V. Oppenheim; Discrete-time signal processing. ISBN: 0-13-083443-2Bibliografia Complementar
Sanjit K. Mitra; Digital signal processing. ISBN: 0-07-122607-9John G. Proakis; Digital signal processing. ISBN: 0-13-187374-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino apoia-se em aulas teóricas -T (2h/semana) e aulas laboratoriais -PL (2h/semana).
As aulas teóricas não se destinam à apresentação clássica de conteúdos. Ao invés, presumem um postura de "active learning" por parte dos estudantes já que, sempre que possível, estas aulas adotarão o princípio de "flipped classroom" segundo o qual a componente expositiva dos conteúdos teóricos será disponibilizada em vídeo e para visionamento fora das aulas.
O foco das aulas teóricas será, portanto, i) o resumo dos conteúdos teóricos da UC e, sempre que oportuno, a sua discussão e ilustração aplicada, ii) a introdução a problemas ilustrativos de aplicação dos conceitos teóricos e aos temas de trabalhos de laboratório, e iii) a motivação para Questões de Verificação como uma forma de avaliação distribuída.
As aulas laboratoriais incluem duas componentes, ambas com impacto na avaliação distribuída: i) a resolução convencional, ou em ambiente Matlab, de problemas práticos, sobretudo numa perspetiva “peer-to-peer learning/teaching”, e ii) a realização de trabalhos laboratoriais em grupos de 4 estudantes usando uma plataforma de processamento digital de sinal em tempo-real.
A avaliação decorrente das aulas laboratoriais (PL) é ponderada a 75% na avaliação distribuída no final do semestre. A restante componente de 25% decorre da resposta a micro-testes rápidos (quizzes), de 9 minutos cada, a responder via Moodle em horário extra-aula a combinar com os estudantes. A classificação de avaliação distribuída é combinada (peso de 50%) com a classificação de um exame final (peso 50%) para produzir a classificação final.
Software
MatlabTipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 12,50 |
Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 37,50 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 26,00 |
Trabalho de campo | 24,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência é indispensável para acesso ao exame final.
A classificação de frequência (F) é dada aos estudantes que não excedam o limite de faltas (previsto nas Normas Gerais de Avaliação) e tenham efetuado os micro-testes online e preparado e realizado os trabalhos práticos e de laboratório solicitados para avaliação distribuída (AD).Os micro-testes online são realizados individualmente e alguns trabalhos práticos, assim como os de laboratório, são realizados/avaliados em grupos de 4 estudantes.
Os micro-testes online (Questões de Verificação) são realizados via Moodle em horário extra-aula a combinar com os estudantes e representam 25% da AD.
Nas aulas PL, serão propostos exercícios para realização individual, mas avaliados em grupo, numa perspetiva “peer-to-peer”, e são ponderados a 25% na AD. Os trabalhos de laboratório são avaliados pelo Docente nas aulas PL e são ponderados a 50% na AD.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final consta de uma prova escrita com a duração de duas horas, sem consulta de apontamentos para além do formulário da unidade curricular.
A classificação final (C) será obtida da classificação da frequência (F>=10.0) e da classificação da prova escrita (E>=6.0) através da fórmula
C = 0.5×F + 0.5×E.
A classificação final está condicionada à obtenção da classificação mínima de 6 valores (em 20) na prova escrita e à obtenção da classificação mínima de 10 valores (em 20) na componente de AD.
Todas as classificações referem-se à escala [0, 20].Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nenhum estudante inscrito na unidade curricular está isento da participação nas diversas componentes previstas de avaliação distribuída. Se, por razões justificadas, e de força maior, um estudante beneficiando de estatuto especial não puder participar nessas componentes, fica sujeito à obrigatoriedade de realização de um projeto com base na plataforma de processamento de sinal adotado nas aulas laboratoriais e cujo tema e objetivos de realização devem ser acordados com o regente. Esse projeto deve ser documentado através de relatório e o seu funcionamento deverá ser demonstrado através de um exame prático laboratorial.Melhoria de classificação
Pelo facto da classificação de frequência (F) fundamentar-se em diversas componentes avaliadas em diferentes tipos de aula e ao longo do semestre, a classificação de frequência não é passível de melhoria através de alguma modalidade de substituição no final do semestre. Em consequência, só o exame final (E) é passível de melhoria de acordo com as regras em vigor.Observações